Batata palha

Batata palha sem fritar

Alguém ai não é apaixonado por batata palha? Bom, se você conhece algo que não combina com batata palha me avise porque eu adoro!

Strogonoff ou qualquer prato com arroz branco e um molho vai bem com batata palha. Como aperitivo e cerveja com os amigos ou mesmo substituindo a pipoca na maratona da sua série favorita, a batata palha normalmente é unanimidade.

Então, porque não comemos todo dia, a toda hora? Simplesmente porque é uma fritura que arrasta muita gordura, daquelas que não fazem bem a nossa saúde. Oh!! Que maldade!!!

Cursos de Culinária

Mas a gente não ia deixar isso barato. Se fritar faz mal, porque não assar então? E essa é nossa receita: batata palha assada e crocante, uma maravilha da culinária moderna!

Podemos usar qualquer batata mas algumas são mais adequadas. O que você deve observar: a batata deve ter uma menor concentração de água e um maior teor de amido, com isso ela será mais crocante. A variedade Asterix é bastante popular mas a inglesa também serve ao nosso propósito. Saiba mais sobre elas aqui.

Finalmente, mas não menos importante, o corte. A batata não pode ser muito fina, fica desagradável ao morder. Também não pode ser muito grossa porque deixa de ser “palha”. Para mim duas opções funcionam bem, um ralador grosso ou fatiado no mandolin e depois cortado em tirinhas.

Vamos aos detalhes. A receita é para 1 batata e você multiplica ai. Mas não exagere porque não podemos amontoar a batata no forno.

Batata palha
Batata palha

Ingredientes:

  • 1 batata descascada;
  • 1 colher sopa de azeite;
  • ½ colher de chá de sal;
  • ½ colher de chá de vinagre;
  • Água o quanto baste.

Modo de preparo da batata palha:

  1. Em um recipiente coloque a água com o sal e o vinagre;
  2. Corte a batata e coloque de molho na água por 10 minutos;
  3. Escorra e seque bem as tirinhas. É muito importante esse passo para que fiquem crocantes;
  4. Coloque as batatas numa assadeira e misture bem com o azeite;
  5. Espalhe pela assadeira de forma a não ficarem amontoadas;
  6. Asse no forno a 230°C por cerca de 20 minutos;
  7. Aos 10 minutos abra o forno e misture as batatas para ajudar a solta-las.

Dica bacana:

Essa técnica não é só apropriada para batatas. Vários outros vegetais podem ser assados dessa forma e criarão acompanhamentos fantásticos. Só para citar alguns: cenoura, mandioquinha, berinjela, abobrinha, etc. Claro que cada um tem seu tempo certo de forno então fique atento.

A batata palha também é acompanhamento de muitos pratos muito populares. O strogonoff é um deles, seja o de carne, de frango ou mesmo de camarão. Veja as receitas que separamos para você.

Delicie-se!!!

Veja nossas sugestões para você:

Rolar para cima