Arroz vermelho

Arroz vermelho ao estilo tailandês

Você conhece o arroz vermelho? Não é arroz branco feito com molho vermelho! Estou falando do grão realmente vermelho. De fato não é um arroz muito conhecido por aqui. E certamente não é encontrado em supermercado comum. Os melhores lugares para encontra-lo são os armazéns de cereais e grãos.

O arroz vermelho, assim como o negro e outras variedades, desenvolveu-se na Ásia oriental onde a cultura do arroz floresceu.

Essa variedade de arroz é rica em minerais e fibras, o que a torna muito mais nutritiva e atraente em termos de sabor e saúde do que o arroz branco. Na verdade, o arroz vermelho é a variedade de arroz mais nutritiva. (veja aqui)

Embora as calorias sejam quase as mesmas para todos os tipos de arroz (216 calorias para 1 xícara de arroz vermelho cozido), os antioxidantes, as fibras e a nutrição do arroz vermelho o tornam a melhor escolha.

Cursos de Culinária

Destaques nutricionais do arroz vermelho

  • O arroz vermelho obtém sua cor rica de um antioxidante chamado antocianinas, que pode reduzir inflamações, alergias, prevenir riscos de câncer e ajudar no controle de peso.
  • Receitas com arroz vermelho são ricas em manganês que ajuda no fortalecimento do metabolismo, no controle da enxaqueca, na redução da pressão arterial e também nos riscos de ataques cardíacos.
  • O arroz de cor vermelha também é rico em cálcio que ajuda na manutenção de ossos e dentes saudáveis ​​e previne riscos de artrite e osteoporose.
  • O selênio protege o corpo contra infecções.
  • O alto teor de fibras do arroz vermelho retarda o processo de digestão, o que leva a um sistema digestivo fortalecido.
  • A fibra também ajuda a diminuir a taxa na qual os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue, tornando as receitas de arroz vermelho um dos alimentos com baixo índice glicêmico. Isso significa que sua glicose no sangue não dispara como quando você come arroz branco.

Sobre a receita tailandesa

Quando se fala em arroz vermelho, estilo tailandês e coisas assim, as pessoas já pensam em receitas difíceis e exóticas. Na verdade o exótico aqui está nos ingredientes mas nós já vamos mostrando como substituir. O modo de fazer é muito simples. Trata-se de um arroz frito com legumes comum.

A receita original faz uso de galanga, um rizoma muito parecido com o gengibre que pode ser substituído por este sem prejuízo de sabor. Outro ingrediente exótico é a folha de lima kaffir. Uma fruta cítrica típica da região que pode ser substituída pela casca de limão.

Por fim os talos de capim-limão que não tem substituto mas que não são difíceis de serem encontrados. Muitas feiras livres e feiras de orgânicos costumam ter os talos bem fresquinhos.

Ingredientes do arroz vermelho ao estilo tailandês:

  • 1 xícara de arroz vermelho;
  • 4 xícaras de água ou caldo de legumes;
  • ½ xícara de pimenta cortada fina (cuidado aqui pois o tailandês gosta muito picante);
  • 1 cenoura em fatias bem finas;
  • ½ xícara de ervilhas cozidas;
  • 2 cebolas em fatias finas;
  • 1 colher de chá de alho picado;
  • 2 colheres de chá de galanga ou gengibre bem picado;
  • 3 pimentões verdes bem picados;
  • 5 folhas de lima kaffir ou casca de 1 limão (sem a parte branca);
  • 3 talos de capim limão;
  • 1 ½ colher de sopa de óleo vegetal neutro;
  • 2 colheres de sopa de molho de soja;
  • Coentro a gosto;
  • 3 ovos para versão não vegana (substitua por tofu);
Arroz vermelho
Arroz vermelho

Cozinhar o arroz vermelho

  1. Deixe o arroz vermelho de molho por cerca de 30 minutos. Isso resulta em arroz mais fofo e também ajuda a acelerar o processo de cozimento.
  2. Retire a camada externa dos talos de capim-limão para limpá-los. Corte em pedaços de 5 cm e esmague levemente com a parte plana da faca. Se encontrou a lima, quebre as folhas, ou descasque o limão com cuidado para não usar a parte branca da casca.
  3. Coloque a água ou o caldo de legumes em uma panela funda para o cozimento do arroz. Adicione os talos de capim-limão e as folhas da lima kaffir ou casca de limão. Deixe ferver.
  4. Escorra o arroz vermelho e adicione à fervura. Deixe ferver novamente em fogo alto. Em seguida, cozinhe por 20 a 25 minutos até ficar bem cozido mas não mole. O grão do arroz vermelho é mais duro e precisa de mais tempo para um bom cozimento.
  5. Escorra o arroz numa peneira e retire os talos e cascas. Deixe secar bem.
  6. Espalhe em uma assadeira ou refratário para ajudar a esfriar. Depois de resfriado leve à geladeira por 20 minutos ou 10 minutos no congelador. Isso ajudará a remover a umidade extra do arroz e obter o melhor arroz frito.

Fritando os legumes e o arroz vermelho:

  1. Pique a galanga (gengibre) e o alho. Fatie a cebola, o pimentão, a pimenta e a cenoura. Cozinhe as ervilhas e reserve.
  2. Aqueça o óleo em uma panela grande ou wok em fogo alto. Acrescente o gengibre e o alho e frite até começar a soltar os aromas mas não dourar. Adicione a cebola, o pimentão e pimenta e refogue até a cebola ficar translúcida.
  3. Junte ao refogado a cenoura, as ervilhas e o molho de soja. Frite por 5 minutos.
  4. Se você estiver usando ovos, bata-os com algumas pitadas de sal e pimenta. Abra espaço no meio da panela movendo os legumes para os lados. Adicione os ovos e mexa até quase pronto.
  5. Caso use o tofu, você pode colocá-lo no centro também fritando até quase pronto, como o ovo.
  6. Finalmente acrescente o arroz e frite mais um pouco. Cerca de 5 minutos e mexendo sempre. Desligue o fogo e sirva bem quente. Decore com coentro e fatias de limão.
Arroz vermelho
Arroz vermelho

Dicas para um bom preparo:

  • A proporção de arroz para água para cozinhar o arroz vermelho é de cerca de 1:4.
  • Arroz integral também pode ser usado para esta receita. Siga as mesmas instruções de cozimento.
  • Para verificar o cozimento, pegue um grão de arroz e pressione com os dedos. Você deve ser capaz de apertá-lo facilmente. 
  • Depois de cozido, o arroz vermelho precisa ser bem resfriado antes de fritar, senão pode ficar pegajoso. Outra opção é usar sobras de arroz da geladeira.
  • Durante a fritura, o arroz deve ser adicionado antes que os ovos fiquem totalmente cozidos, para que os ovos combinem bem com o arroz.

Conclusão

Uma ótima opção para variar o cardápio e até mesmo impressionar uma visita. O arroz vermelho ao estilo tailandês vai fazer sucesso na sua refeição. Outra opção tailandesa é o curry com ótimas receitas.

Você pode acompanhar o arroz vermelho com omelete se desejar ser simples. Ou ainda preparar uma picanha suína ou costelinha de porco para mais proteína, a carne de porco combina bem. Aos vegetarianos o shimeji ou o tofu pode combinar perfeitamente sendo grelhado em suas diversas opções de receitas.

Em breve teremos outras receitas com arroz coloridos. Fique atento para ver os risotos com arroz negro. Enquanto isso você pode ver outras três opções de arroz frito oriental que já publicamos ou do arroz à grega. Experimente também o típico macarrão chinês dan dan mian.

Para sua cozinha

Rolar para cima