Mousse salgado de salmão

Mousse salgado em 37 sabores diferentes

O mousse salgado pode não ser popular mas é delicioso tanto quanto o doce. A gelatina sem sabor é ingrediente que não pode faltar. Para a cremosidade usa-se creme de leite, maionese, creme de ricota, requeijão podendo conter um ou mais desses itens.

Os sabores são muito variados. Portanto separamos vários deles com queijos, embutidos, frutas, carnes, peixes, legumes. Entretanto você pode compor sabores mais complexos misturando ingredientes, usando temperos e ervas frescas.

Os mousses salgados podem acompanhar saladas, especialmente as verdes. Combinam bem com os sabores amargos de algumas verduras. Por outro lado podem ser um antepasto de primeira quando servidos com torradas ou biscoitos de água e sal.

Vamos às receitas que escolhemos para lhe inspirar.

Cursos de Culinária

Embutidos

01 – Mousse de presunto

O mousse salgado de presunto talvez seja um dos mais conhecidos. Além disso, nessa receita, a cremosidade acontece pela mistura de vários ingredientes. O presunto sugerido é o magro mas você pode usar qualquer um, até mesmo o de parma.

02 – Mousse salgado de salaminho

O salaminho é o destaque de sabor nessa receita. Portanto os outros ingredientes são básicos, apenas para construir a cremosidade mas interferir pouco no sabor.

03 – Mousse de abóbora com salaminho

Nessa versão a cremosidade é construída pela abóbora cozida e processada. Os temperos são refogados. Porém o salaminho domina o sabor. Uma versão diferente como base que pode abrir espaço para substituir o salame por outros sabores.

04 – Mousse salgado de mortadela

A mortadela é um dos embutidos mais baratos. Embora algumas versões podem ser tão caras quanto os melhores presuntos. Você escolhe segundo sua preferência. Para acentuar o sabor a mortadela deve ser tostada.

05 – Mousse salgada carioca – calabresa

O porquê do nome carioca a receita não diz mas o sabor aqui é o de calabresa. Não esqueça de tirar a pele da linguiça calabresa. A fim de substituir, você pode usar outra linguiça defuma já que a receita não vai ao fogo.

06 – Mousse de peito de peru com palmito

Certamente o peito de peru é o protagonista desta receita. Por outro lado o palmito constrói uma cremosidade diferente para o mousse. Servido com torradas fica maravilhoso.

Queijos

07 – Mousse salgado de queijo

Os queijos parmesão, a ricota fresta e o requeijão compõe o sabor principal desta receita. É provável que você pense em mudar esta receita acrescentando uma calda de goiabada. Vá em frente porque fica delicioso. Faça seu mousse Romeu e Julieta.

08 – Mousse salgado de queijo brie e calda de damasco

Deu água na boca? Para mim com certeza! Um mousse de sabor intenso e sofisticado. Imagine pequenos canapés feitos com barquinhos de polenta frita com esse mousse delicioso. Sucesso completo no seu buffet.

09 – Mousse de queijo de cabra

O queijo de cabra é mais comum no nordeste mas você pode encontrar em bons supermercados por todo o Brasil. Sobretudo seu sabor é único e portanto os outros ingredientes devem ser mais neutros. Vale notar que o autor destaca o mousse servido com uma sopa fria de beterraba.

10 – Mousse de queijo Boursini

O queijo Boursini é um queijo de cabra com sabor próprio um pouco mais consistente. O cream cheese e o creme de leite são misturados para dar maior cremosidade. O chef sugere servir com molho pesto – veja nossa receita.

11 – Mousse salgado de gorgonzola

Este é outro queijo com sabor forte e próprio. Assim como os anteriores deve ser preparado com ingredientes que não interferem no seu sabor. Um toque de limão se acaso gostar completa essa receita.

Carnes

12 – Mousse de frango super colorido

Essa receita de mousse salgado é uma das mais bonitas que temos aqui. O colorido, ou seja, os ingredientes que dão cor ao prato ficam por conta dos pimentões, azeitonas e ervas verdes frescas.

13 – Mousse de frango com abacaxi

Sim, é um mousse salgado com abacaxi. A mistura de sabores do frango e do abacaxi ficam excelentes. Embora o abacaxi seja preparado em calda doce você não a usará. Mas não descarte, você pode utiliza-la em outras receitas.

14 – Mousse de carne-seca com abóbora

Mais uma vez a abóbora é usada para a cremosidade do mousse. Primordialmente carne-seca e abóbora são uma combinação clássica da cozinha brasileira. Aqui compõe essa receita deliciosa de mousse salgado.

15 – Mousse de peru defumado

Principalmente o defumado traz um sabor muito especial a esta receita. Diferente de um embutido, o peito de peru defumado é preparado inteiro em defumador o que lhe dá uma sabor único.

16 – Mousse de pato

Eventualmente o peito de pato pode não ser tão fácil de encontrar. Por outro lado é um bom substituto para o fígado de pato muito usado em receitas assim. Os sabor se dividem entre especiarias como o alecrim, tomilho, coentro e sálvia.

17 – Mousse de fígado de pato

Este é o famoso Foie Gras de pato. Aliás você pode usar o fígado de ganso para fazer o original. Ou ainda usar o fígado de frango, bem mais comum, para substituir nessa receita. Especiarias e conhaque fazem parte da receita.

Mousse Salgado
Mousse Salgado

Peixes

18 – Mousse salgado de atum

Para preparar essa receita você terá que bater o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Mas lembre-se que é salgado então não coloque açúcar. Um toque de limão e ervas frescas completam o sabor desse mousse.

19 – Mousse salgado de sardinha

Da mesma forma que a receita anterior, a sardinha usada é a em conserva. Interessante notar que a beterraba e a páprica que fazem parte dos ingredientes mudam a cor do mousse para um tom rosado muito agradável.

20 – Mousse de salmão

Acima de tudo para obter um resultado perfeito o salmão deve ser cozido em água para que sua carne fique macia. A mostarda, o ketchup e o molho inglês trazem seus sabores a esta receita. A cor é apetitosa.

21 – Mousse de peixe

Se existe uma receita de mousse salgado de peixe que seja genérica, é esta aqui. Na receita o peixe usado é a pescada mas você pode usar outro que preferir com a tilápia, tambaqui, corvina, tainha entre outros.

22 – Mousse de peixe ao curry

Este complexo tempero de origem indiana tem a competência para mudar os sabores. Portanto isso não é diferente nesta receita. O peixe é a pescada mas com a ajuda de um filezinho de anchova.

23 – Mousse salgado de bacalhau e azeitona preta

Mousse salgado com sabor de bacalhoada portuguesa. A receita parte de uma base que o chef diz servir para vários mousses desde que siga a receita.

24 – Mousse de camarão com queijo

Delicioso mousse de camarão onde se pode usar aqueles miudinhos. Aliás fica até melhor se pretende usar como entrada. Uma dica diferente da receita é que você pode fazer um caldo de camarão com as cabeças e cascas e então usá-lo para hidratar a gelatina. Com certeza o sabor vai melhorar.

Verdes

25 – Mousse de azeitonas

Maravilhoso como antepasto no pão italiano. Tem textura diferente do patê comum. Você pode misturar os tipos de azeitona ou usar somente uma. Isso definirá sabor e cor de seu mousse.

26 – Mousse de aipo

Entre os verdinho o aipo é um dos mais saborosos e marcantes. Associado ao limão e a cebola, dessa maneira, fica ainda mais saboroso.

27 – Mousse de homus

Este é um mousse com sabor naturalmente árabe. É preparado de tal forma, incluído o tahini (pasta de gergelim), páprica e azeite que seu sabor é incrivelmente típico.

28 – Mousse salgado de milho verde

Muito simples e prático esse mousse salgado. Aliás você pode usar o milho em conserva mas sugerimos experimentar com o milho verde em espiga, duas equivalem a uma latinha. Basta cortar os grãos diretamente da espiga.

29 – Mousse salgado de hortelã

A hortelã entrega aqui o seu sabor, portanto selecione folhas bem frescas e bonitas. A ricota, o iogurte e a maionese darão cremosidade e receberão o sabor da hortelã. Enfim, temperinhos completam a receita.

30 – Mousse de manjericão

Para o manjericão entregar seu sabor ao mousse será preciso estar fresco e ter pelo menos uma xícara de folhas. Por certo o aroma é bem mais intenso que o sabor. Ao passo que o alho, parmesão e cebola dão o toque italiano a receita.

31 – Mousse de alho

Inegavelmente de sabor intenso, ou seja, não é para qualquer um. Deve ser fã de alho porque deixa hálito (rs). O parmesão suaviza um pouco a força do alho junto com o creme de leite. Entretanto é perfeito para aquele pãozinho que vai na churrasqueira.

32 – Mousse de alho poró com azeite de manjericão

O alho poró tem um sabor bastante suave. Isso faz com que o mousse seja leve e refrescante. Por outro lado o azeite saborizado de manjericão oferece um toque muito especial ao conjunto.

33 – Mousse salgado de cebola

Você pode preparar com a cebola comum, como indicado na receita, ou com cebola roxa que é um pouco mais adocicada. A autora ainda sugere servir com geleia de sua preferência.

34 – Mousse salgado de shitake

O shitake é o protagonista dessa receita. Por isso, para ganhar esse destaque você vai precisar aproveitar parte da água de cozimento do shitake. Ela contém muito umami. Por fim caldo de legumes completa o sabor.

Frutas

35 – Mousse salgado de abacate

Quer lembrar o México na sua entrada? Da mesma forma que a guacamole essa receita com abacate é típica. A autora foi boazinha e só usou um pouco de pimenta do reino. Mas você pode esquentar as coisas acrescentando alho picado e pimentas a gosto.

36 – Mousse salgado de abacaxi

Você já viu acima a receita do mousse de frango com abacaxi. Agora a receita é apenas de abacaxi, ou seja, ele é o protagonista. A autora indica usar salsa e cebolinha mas sugerimos outras como o manjericão ou hortelã que ficam muito saborosas também.

37 – Mousse de tomate seco

O tomate seco juntamente com o cream cheese fazem a dupla perfeita para o sucesso dessa receita. Além disso reserve um pouco dos tomates secos para decorar com algumas folhas de manjericão fresco.

Conclusão

Finalmente, depois de tudo isso ficou claro que aprendendo a base você pode criar ainda mais receitas de mousse salgado.

Quer preparar um mousse doce então? Temos aqui o mousse de chocolate, mousse de maracujá, mousse de limão e outras 7 frutas diferentes.

Nossas sugestões

Rolar para cima