Arroz de couve-flor

Arroz de couve-flor uma ótima guarnição

Certamente o arroz de couve-flor não é uma receita muito popular fora do círculo vegetariano. Mas deveria ser! Gostoso, nutritivo, menos calórico, sem amido são algumas das suas qualidades.

A couve-flor é uma crucífera muito versátil. Existem inúmeras receitas que fazem uso dela para além da comum salada ou empanada que costumamos ver. Assim como nessa receita de arroz, esse vegetal pode ser processado de diversas maneiras. Aos poucos mostraremos algumas delas.

Antes de tudo você deve escolher uma cabeça que seja grande e cheia em suas “flores”. O tronco não é a melhor parte para fazer o arroz. Você vai precisar dos floretes com parte do tronco apenas.

Cursos de Culinária

Como fazer

Existem duas maneiras de trabalhar a couve-flor. A primeira forma é usando um ralador de tamanho médio, desses para ralar queijo. A imagem abaixo mostra o ralador e os floretes para sua orientação. A segunda forma é usando um processador de alimentos. Use a lâmina do ralador.

Seja como for em ambas as técnicas seu objetivo deve ser produzir cortes do tamanho de um grão de arroz. Cuidado com os processadores para não transformar a couve-flor em um purê por bater demais.

Feito isso você deve reduzir a quantidade de água do arroz de couve-flor. Para isso use um papel toalha ou guardanapo bem limpo e aperte delicadamente para escorrer a água. Reserve por um tempo em uma peneira para que perca ainda mais água. Isso evitará que seu arroz fique empapado.

Arroz de couve-flor
Arroz de couve-flor

Use o arroz de couve-flor cru

Se pretende congelar o arroz de couve-flor faça isso com ele ainda cru. Embale a quantidade que deseja e coloque no frízer por até 30 dias.

Outra opção de uso para ele cru é em saladas. Existem inúmeras receitas de salada com arroz cru.

Use o arroz de couve-flor cozido

Você pode fazer o arroz de couve-flor da mesma forma que faz o seu arroz comum. Eventualmente pode até usar outros vegetais como cenoura, ervilha ou milho para cozinhar junto. A única diferença está no tempo de cozimento que para a couve-flor é menor, cerca de 5 minutos. Não cozinhe demais.

A receita mais simples é refogar cebola e alho. Em seguida acrescente o arroz de couve-flor. Refogue por mais um ou dois minutos. Acrescente água fervente até cobrir e uma pitada de sal. Tampe e cozinhe. Cuide para secar mas não empapar.

Quanto tempo dura o arroz de couve-flor?

Não guarde esse arroz cru na geladeira. Ele tende a estragar e oxidar com rapidez desenvolvendo um odor desagradável. Use o arroz cru apenas para congelar. E lembre-se que apenas por 30 dias.

O arroz cozido pode durar até 4 dias na geladeira em pote fechado. Não guarde por mais tempo que isso pois pode estragar mesmo refrigerado.

Arroz de couve-flor
Arroz de couve-flor

Posso substituir o arroz comum por arroz de couve-flor?

Sim, com toda certeza. Risotos e o famoso arroz à grega ficam ótimos quando preparados com arroz de couve-flor. Em caldos e sopas também funcionam muito bem.

Uma farofa com o arroz, seja cru ou cozido, deve fazer sucesso no churrasco, mesmo que seja um churrasco vegetariano com legumes e cogumelos.

Mas as receitas que mais gosto são as saladas preparadas com o arroz de couve-flor. Nelas você também pode usá-lo cru ou cozido, fica ao seu critério e gosto. Veja essa deliciosa salada arco-íris preparada com o arroz de couve-flor. Na ceia de natal vegana essa receita também faz sucesso.

Mas se na verdade não gostou dessa opção e quer fazer um arroz tradicional, veja nossa receita ou as 7 variações de arroz.

Para ajudá-lo na cozinha

Rolar para cima